terça-feira, 14 de julho de 2009

Emma Watson diz ter um lado nerd igual ao de Hermione

Aos 19 anos, Emma Watson não é mais a menininha de quase dez atrás quando viveu Hermione Granger pela primeira vez em Harry Potter e a Pedra Filosofal, filme de 2001. Mais madura e experiente, a atriz - que nasceu na França, mas cresceu na Inglaterra - conversou com o Terra sobre a carreira, os estudos, o mundo fashion e os planos para a vida pós-Hermione.

Rosto da nova campanha de outono da grife inglesa Burberry, ela tem freqüentado bastante o mundo da moda, seja assistindo a desfiles das semanas de moda européias ou posando para editoriais de revistas. Mas cinema e moda de lado, a grande paixão de Emma são, como Hermione, os estudos. No fim de agosto, ela ingressa numa universidade americana. "Sempre foi meu sonho, antes de começar atuar. Não vejo porque isso mudaria", disse.

Apesar de dizer que as semelhanças entre ela e Hermione foram ficando para trás com o tempo, Emma reconhece que a paixão pelo mundo acadêmico definitivamente a aproxima de sua famosa personagem CDF. "Minha forma de conforto - meu jeito de lidar com as coisas quando estou estressada - é ler um livro. Isso me 'desestressa'. Aprender tem sido meu conforto. Isso é tão nerd, mas é o que me faz bem. Amo aprender e não quero parar."

Ainda rodando as duas últimas aventuras da série, Harry Potter e as Relíquias da Morte partes 1 e 2, Emma conta que sentirá muita falta de todos esses anos vivendo na pele de Hermione. "Acho que ficará um buraco", disse ela, completando que a saga Harry Potter não deve desaparecer tão cedo. "Não podemos subestimar a longevidade dos livros e dos filmes. Uma nova geração de crianças vai ler os livros e espero que também assistam aos filmes."

A seguir a íntegra da entrevista com a atriz.

Como foi voltar ao set da série em Harry Potter e o Enigma do Príncipe?
Foi muito legal voltar, sabendo que esse filme é mais uma comédia romântica do que qualquer outro e que teríamos a chance de nos focarmos mais nesse lado das coisas. Às vezes, o filme fica sombrio e pode ser meio pesado. Mas acho que nos divertimos tentando fazer esse filme o mais engraçado possível.

Esse é o primeiro filme da série que vocês rodaram já como adultos. Houve algum tipo de liberdade no set?
Apenas longas horas de trabalho (risos).

Esse novo longa tem bastante romance. Qual o gesto mais romântico que você fez ou recebeu?
Acho que não tem um (silêncio). Ah, fui eu quem chamou meu primeiro namorado para sair (risos).

Como você lidou com todos os hormônios que estão no ar neste sexto filme? Como foi interpretar Hermione nesta aventura?
É engraçado. Somos, talvez, um ou dos anos mais velhos que os personagens da história. Vivi as coisas antes e depois apliquei essa experiência na minha personagem. Às vezes, tenho que voltar no tempo com a Hermione porque ela é inocente e ingênua. Neste filme, ela está bem vulnerável e realmente tem seu coração partido com o romance de Rony (Rupert Grint) e Lilá (Jessie Cave). Acho incrível poder interpretar uma personagem quando você cresceu com ela.

Vocês cresceram, não são mais meninos e meninas. Teve algum romance por trás das câmeras?
Quando eu era mais nova, eu ia para a escola depois das filmagens então Dan (Daniel Radcliffe) e Rupert não eram os únicos meninos que eu conhecia (risos). Sei que a imprensa teria muito interesse se um de nós três namorasse o outro, mas, infelizmente, isso não existe. Nós crescemos juntos desde os 10 anos, somos como irmãos. Não há casais no elenco, eu acho. Sinto muito por isso (mais risos).

As aventuras de Harry Potter ocuparam grande parte da sua vida. Como você analisa isso agora? De daqui a 20 anos a Hermione voltasse às telas, você se interessaria em interpretá-la novamente?
Provavelmente tivemos que amadurecer mais rápido do que as outras crianças. Tínhamos muitas responsabilidades. Começamos a trabalhar com 10, 11 anos. Isso foi bem difícil e enfrentamos muita pressão. Mas essa experiência foi incrível e única. Foi realmente demais. Sobre voltar a viver Hermione, nunca digo nunca, mas espero que eu esteja em outra quando fizerem um remake de Harry Potter (risos).

Como foi interpretar Hermione ao longo dos anos? O que você aprendeu com os diferentes diretores e com os atores mais experientes?
Começamos muito novos e simplesmente confiamos no Chris Columbus (diretor dos dois primeiros filmes). Às vezes, ele tirava o som e nos dirigia durante a cena. Depois colocava o som. Nós precisávamos desse tipo de ajuda, especialmente trabalhando com tantos efeitos especiais, mágica, animais. Nos primeiros dois filmes eu tinha que me acostumar com a idéia de estar em um filme e de ser uma atriz. Acho que, quando era mais nova, eu provavelmente era como a Hermione, aquela garotinha. Quer dizer, não precisava atuar muito. Tentei fazer uma caricatura do que eu era e não precisei de muito. Quando fui ficando mais velha, Hermione tornou-se uma personagem mais complexa e eu precisei de mais preparação. Agora, gosto de pensar que sou uma atriz. Os filmes de Harry Potter foram minha escola, foram o jeito como aprendi. Tive sorte de trabalhar com tantos diretores de estilos diferentes e com vários atores. Vejo a Helena Bonham Carter (a Comensal da Morte Bellatrix) como uma pessoa muito querida. Ela foi a primeira atriz com a qual realmente tive uma ligação. Ela teve uma experiência parecida com a minha quando era jovem. Conversamos bastante.

Como é a sua relação com a autora dos livros, J.K. Rowling? Ela vai muito ao set?
Nos primeiros filmes não ia muito. Ela provavelmente ainda estava escrevendo os livros e tinha filhos pequenos. Agora, que terminou de escrever a franquia e que os filhos estão maiores, ela pode se envolver mais nas produções. É um prazer para ela estar envolvida com o filme. Ela me escreve, me manda e-mails de vez em quando. Isso é muito legal. Somos parecidas de certa maneira. É legal conversar com ela. É um ótimo ser humano. Eu a admiro e é maravilhoso tê-la em minha vida.

Quais são seus planos para depois da franquia Harry Potter? Vai continuar atuando?
No fim de agosto vou para uma universidade nos Estados Unidos. Estou bastante entusiasmada. Mal posso esperar para ter um pouco de normalidade (risos). Mas ir para a faculdade não significa que vou deixar de atuar. Parece haver bastante confusão por parte da mídia em relação a isso. Posso atuar e estudar ao mesmo tempo. Administrei isso muito bem até agora. É isso que espero fazer. Posso agendar trabalhos durante férias e feriados.

Ir para a universidade nos EUA é uma forma de buscar normalidade e anonimato?
Não quero taxar isso como algo negativo como se eu tivesse escapando ou algo to tipo. Eu apenas quero ser uma adolescente normal por um tempo, conhecer pessoas da minha idade. Sei que vou parecer muito a Hermione agora (risos). Aprender tem sido meu conforto. Isso é muito nerd, mas é o que me faz bem. Amo aprender e não quero parar. É algo natural para mim.

Você já tem outros trabalhos, além dos filmes da série, como a nova campanha publicitária da Burberry. Você sente pressão do mundo fashion em relação ao seu modo de vestir e de se portar?
Não me sinto pressionada em relação a minha aparência. Acho que sofro mais pressão em ser uma menina. Quando fui ficando mais velha, me dei conta de que as pessoas se preocupam com o que eu coloco no meu corpo, o que é estranho (risos). Porque tenho estudado, não tive tempo de fazer outros filmes. Então meu jeito de trabalhar em novas coisas foi ser modelo. Tento ser um personagem diferente em cada ensaio de moda que faço. Esse tem sido o jeito de eu me expressar e espero que as pessoas possam me ver de outras formas. Eu seria muito ingênua em achar que não será difícil para o público nos separar dos personagens que estão acostumados a ver.

Você tem personal stylist (profissional de moda que ajuda a pessoa a escolher a roupa mais adequada para uma ocasião)?
Eu tenho ajuda porque tenho filmado seis dias por semana. Eu não tenho tempo de sair e fazer compras. Mas as roupas que uso são escolhas minhas.

Os livros de Harry Potter acabaram e vocês estão rodando os dois últimos filmes. E agora?
Vou sentir muita falta. Acho que ficará um buraco. Mas não podemos subestimar a longevidade dos livros e dos filmes. Sou uma grande fã dos livros, não apenas dos filmes. E não acho que eles vão desaparecer tão cedo. Estão fazendo parques temáticos de Harry Potter. Uma nova geração de crianças vai ler os livros e espero que também assista aos filmes. Tentamos fazê-los de modo que se tornassem clássicos e pudessem ser vistos várias vezes.

Fonte: Terra

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR